quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO FEBRE AMARELA

Fonte: Sinan, Divisão de Doenças Transmitidas por vetores e Zoonoses/ CVE/CCD/SES-SP
21/01/2019

O período sazonal, isto é, período de maior ocorrência da Febre Amarela ocorre de dezembro a maio. Após 22 semanas sem casos novos de febre amarela em humanos, em dezembro de 2018 foram confirmados três casos, com dois óbitos na região do Vale do Ribeira, nos municípios de Eldorado (dois casos) e Jacupiranga (um caso). 

Agora, de primeiro de janeiro de 2019 até o momento já foram notificados 32 novos casos suspeitos de febre amarela, sendo que nove casos autóctones foram confirmados. Destes, quatro evoluíram para o óbito, caracterizando uma letalidade de 44,4%.

Entre os casos confirmados, 83,3% são do sexo masculino, com mediana de idade de 45 anos e trabalhadores rurais (83,3%). Este é o perfil tradicional dos casos de Febre Amarela Silvestre registrados no país. Quanto à distribuição geográfica destes casos, todos apresentam como local provável de infecção municípios do Vale do Ribeira, do Grupo de Vigilância Epidemiológica de Registro (Figura 1)

FIGURA 1. Municípios com comprovada circulação do vírus da Febre Amarela no Estado de São Paulo. Estado de São Paulo, dezembro de 2018 a janeiro de 2019 




Nenhum comentário:

Postar um comentário