UFSCar vacinará calouros contra a febre amarela
As vacinas serão aplicadas na Universidade pelo DeAS, em parceria com o Centro de Vigilância Sanitária de São Carlos (VIGEP), na área externa da Biblioteca Comunitária (BCo) no Campus São Carlos. Lembrando que a vacinação será somente para a febre amarela.
A carteira de vacinação dos ingressantes nos cursos da UFSCar passou a fazer parte dos documentos de matrícula em 2015. Além disso, paralelamente, foram realizadas ações durante o acolhimento dos alunos indígenas e do Programa de Alunos-Convênio de Graduação (PEC-G), com orientações sobre saúde e situação vacinal. Em 2016, por exemplo, foram analisadas 1685 carteiras no campus São Carlos. Destas, 1315 estavam incompletas e 370 completas. Dos alunos com carteiras incompletas as vacinas faltantes foram: 884 contra febre amarela; 350 dupla adulta; 290 contra hepatite B e 748 tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).
Essas carteiras foram devolvidas em sala de aula aos alunos após serem analisadas. No ato, eles foram orientados para atualizarem as carteiras nos postos de saúde. "Na orientação aos acadêmicos destacamos a importância de estar com a vacinação em dia, uma vez que estarão em contato com pessoas vindas de várias regiões do Brasil e do mundo e morando em espaços compartilhados, o que propicia a transmissão de doenças", disse a enfermeira do DeAs, Marta Cury.
Neste ano, nos dias de pedido de matrícula (que aconteceram em 3, 6 e 7 de fevereiro), o DeAs esteve com um estande montado no Campus São Carlos para orientar os novos universitários para que deixem em dia a sua carteira de vacinação contra a Febre Amarela. Eles foram orientados, também, sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
FONTE: http://www2.ufscar.br/noticia?codigo=9344