terça-feira, 30 de abril de 2019


Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil


Publicada segunda edição do Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil, do Ministério da Saúde. O Brasil está entre os 30 países de alta carga para tuberculose e coinfecção HIV-tuberculose considerados prioritários pela Organização Mundial da Saúde para o controle da doença no mundo. Em 2017, o número de casos notificados foi de 72.770 e os coeficientes de incidência variaram de 10 a 75 casos por 100 mil habitantes entre as Unidades Federadas. O percentual de sucesso de tratamento de casos novos com confirmação laboratorial é de cerca de 75%, havendo cerca de 11% de abandono de tratamento. Dos casos de TB notificados, 9,5% são coinfectados por HIV. O coeficiente de mortalidade é de cerca de 2,2 óbitos por 100.000 habitantes. 

Em 2017, foram diagnosticados e acompanhados no Sistema de Informação de Tratamentos Especiais de Tuberculose (SITE-TB) 246 casos novos de monorresistência, 80 de polirresistência, 713 de multidrogarresistência ou resistência à rifampicina e 2 casos de resistência extensiva.

O Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose baseia-se em estratégias de prevenção e cuidado do paciente, de políticas próprias com sistema de informação, garantia de ações e insumos, e intensificação da pesquisa e inovação.

Dentre as estratégias de prevenção e cuidado, figuram:

1. Diagnosticar precocemente todas as formas de tuberculose, com oferta universal de cultura e teste de sensibilidade, incluindo o uso de testes rápidos moleculares.
2. Tratar de forma adequada e oportuna todos os casos diagnosticados de tuberculose visando à integralidade do cuidado.
3. Intensificar as atividades colaborativas TB-HIV, que inclui, dentre outras ações:
  • Oferecer testagem para HIV a todas as pessoas com tuberculose
  • Realizar rastreamento da tuberculose em todas as visitas da pessoa vivendo com HIV aos serviços de saúde;
  • Diagnosticar e tratar a infecção latente da tuberculose em pessoas vivendo com HIV/aids;
  • Iniciar de forma oportuna a terapia antirretroviral (TARV)
4. Intensificar as ações de prevenção

O TRM-TB (TRM-TB, GeneXpert®) está indicado, prioritariamente, para o diagnóstico de tuberculose pulmonar e laríngea em adultos e adolescentes. As figuras 1, 2 e 3 apresentam os algoritmos de investigação de tuberculose pulmonar e laríngea utilizando os testes moleculares.

FIGURA 1 - Algoritmo diagnóstico de casos novos de TB pulmonar e laríngea em adultos e adolescentes



FIGURA 2 - Algoritmo diagnóstico de casos novos de TB pulmonar e laríngea em adultos e adolescentes de populações com maior vulnerabilidade



FIGURA 3 - Algoritmo diagnóstico de casos para casos de retratamento de TB pulmonar e laríngea em adultos e adolescentes



Nas novas recomendações de tratamento, liberado ajuste da dose de tuberculostáticos para pacientes acima de 70 Kg (Tabela 1). Também volta a ter disponibilidade tanto de comprimidos RHZE (150/75/400/275), RH (150/75), como RH (300/150):


Nenhum comentário:

Postar um comentário