sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Boas notícias!!!

Governo quer facilitar acesso ao diagnóstico e ao tratamento das hepatites virais
                                                                          29/08/2012 - 15h

Lucas Bonanno




O enfrentamento das hepatites virais no Brasil foi escolhido como tema para abrir as conferências magnas dos Congressos e Fóruns de Prevenção em DST, Aids e Hepatites Virais em São Paulo. O Secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, maior autoridade do governo federal no evento, falou sobre as prioridades da Pasta no setor.

Segundo Jarbas, o Ministério da Saúde tem quatro grandes desafios para combater as hepatites virais: romper o silêncio das pessoas infectadas; desenvolver campanhas focadas em populações mais vulneráveis; ampliar e facilitar o acesso ao diagnostico e ao tratamento da doença; e integrar as atividades contra as hepatites no Sistema Único de Saúde (SUS). 

Uma das estratégias recentes tomadas pelo governo para combater as hepatites foi integrar o programa de controle dessas doenças ao programa de aids, criando o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. 

Jarbas destacou o início do tratamento da hepatite C no SUS com os modernos e potentes DAAs – sigla em inglês para Directly Acting Antiviral. Os medicamentos boceprevir e telaprevir irão, segundo estimativas do governo, beneficiar cerca de 5500 pacientes a partir do próximo ano.

Com a introdução desta nova terapia, os pacientes portadores da hepatite C com fibrose avançada ou cirrose irão receber também os DAAs, enquanto aqueles que não apresentam sintomas graves de inflamação no fígado irão se tratar com os remédios mais antigos Interferon, Interferon Peguilado e Ribavirana.

De acordo com o Ministério da Saúde, 14.116 pessoas estão em tratamento contra a hepatite B no Brasil e 12.491 contra a C. 

O II Congresso Brasileiro de Prevenção das Hepatites Virais acontece em São Paulo com a programação integrada ao IX Congresso Brasileiro das DST e Aids, VI Congresso Latino-americano e do Caribe em HIV/Aids e DST e V Fórum Comunitário Latino-americano e do Caribe em HIV/Aids e DST.

Além das conferencias magnas que ocorrem diariamente na maior sala do Centro de Convenções do Anhembi, o evento conta com as discussões chamadas de Conversas Afiadas, Mesas Redondas, Troca de Experiências, Comunicações Coordenadas, Sessões Aberta, Oficinas, Reuniões e eventos culturais. 


FONTE: Agência de Notícias da AIDS


Nenhum comentário:

Postar um comentário