Biochip portátil detecta 13 doenças tropicais em uma amostra de sangue
Kit de diagnóstico pode transformar qualidade e a eficiência de testes de doenças infecciosas como dengue e malária
A Agency for Science, Technology and Research (A*STAR), em Cingapura, desenvolveu o primeiro biochip no mercado de diagnóstico molecular capaz de identificar 13 principais doenças tropicais diferentes de uma amostra de sangue simples.
Devido a seu alto nível de automação, a equipe acredita que o kit de diagnóstico pode transformar a qualidade e a eficiência dos testes de doenças infecciosas tropicais, incluindo dengue, malária, a chikungunya e febre aftosa.
"As doenças tropicais muitas vezes têm sintomas comuns, como febre e não podem ser corretamente diagnosticadas precocemente por médicos. Este kit de teste portátil é um método rápido e confiável para testar com precisão alvos patogênicos múltiplos a partir de apenas uma amostra de sangue em questão de horas", afirma a líder da pesquisa Lisa F.P. Ng.
A equipe de pesquisa validou com sucesso o kit em amostras de pacientes nas áreas externas do norte da Tailândia, na fronteira entre Tailândia e Mianmar.
O equipamento é capaz de detectar Doença do sono; Doença de Chagas; Malária; Febre tifoide; Leptospirose; Melioidose; Febre Chikungunya; Dengue; Febre do Nilo Ocidental; Febre amarela; Encefalite japonesa; Febre do Vale Rift; Febre aftosa; Febre hemorrágica com síndrome renal.
De acordo com os pesquisadores, VereTropTM pode rapidamente detectar e diferenciar essas doenças infecciosas tropicais sintomaticamente similares e permitir o tratamento adequado em tempo hábil.
"Depois desta jornada de mais de três anos, nós estamos contentes de que um produto tecnologicamente avançado, convincente e com benefícios globais de saúde esteja pronto para ser lançado ao mercado", conclui o pesquisador Philip Lim.
FONTE: Isaúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário