RESULTADOS!!
Durante a semana dos dias 25 a 29 de novembro, nossa Liga, em parceria com o setor de DST/aids da prefeitura de São Carlos, realizou a I Semana em Comemoração ao dia Mundial da Luta Contra a Aids.
1. Capacitação:
O desenvolver da campanha teve início com duas capacitações a fim de atualizar os participantes e orientar suas ações durante a realização da atividade.
A primeira capacitação, teve como tema "Patogenia e Epidemiologia da Infecção por HIV/aids", e foi ministrada pela profa. Dra. Sigrid De Sousa dos Santos. O segundo encontro teve como tema a apresentação da campanha em si, com orientações e planejamento de ações, realizada pelas enfermeiras responsáveis pelo programa de DST/aids da prefeitura municipal de São Carlos, Isabella Gerin de Oliveira e Cíntia Martins Ruggiero.
Ao fim desse ciclo, estávamos preparados e ansiosos pelo início das atividades!
2. Campanha:
A realização da Campanha foi dividida em blocos de ação:
- Panfletagem: com o intuito de divulgação e de aconselhamento, foi realizada panfletagem ao longo da semana inteira nos campi universitários de São Carlos (UFSCar, USP e UNICEP), com distribuição de folhetos informativos, preservativos e aconselhamento, sanado eventuais dúvidas do público alvo. Foram distribuídos cerca de 6500 folders e 4000 preservativos.
- Aconselhamento pré-teste, Testagem e Aconselhamento pós-teste: a entrevista pré-teste foi realizada por enfermeiras, técnicas de enfermagem, psicóloga, assistente social do Programa Municipal de DST/aids e alunos da liga, em formulário padronizado do PN-Aids do Ministério da Saúde para a campanha "Fique Sabendo". A testagem foi realizada pelas profissionais de saúde devidamente capacitadas, auxiliadas pelos alunos da LINFU. Os resultados eram revelados pela profa. Sigrid ou pelas enfermeiras do programa de DST/aids, também auxiliados por alunos da liga. É importante ressaltar que em todas as etapas da campanha foi sempre reforçada a questão da prevenção contra DSTs.
3. Mídia:
A campanha foi amplamente divulgada pelos meios de comunicação da região, como o site da Universidade Federal de São Carlos, portal K3, São Carlos agora, além de entrevistas realizadas durante o desenvolvimento da mesma:
Isabella Gerin, coordenadora do Programa Municipal de DST/aids, comentando a importância da campanha (disponível aqui):
Lucas Fidelis, discente coordenador geral da LINFU, comentando a importância da participação dos alunos na campanha (disponível aqui):
4. Resultados:
A campanha proporcionou aconselhamento e testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C para 468 pessoas, além dos panfletos e preservativos distribuídos, que alcançaram praticamente toda a população universitária da cidade de São Carlos, configurando-a como um sucesso!
Nós da liga estamos muito satisfeitos pelo trabalho que realizado e gostaríamos de agradecer à coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids de São Carlos, Isabella Gerin, juntamente a toda sua equipe de trabalho, e à profa. Dra. Sigrid, pela oportunidade de desenvolver tal campanha.
OBRIGADO!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário